A residência está localizada num terreno de 3.500 m2 densamente arborizado nas cercanias da cidade de São Paulo. A conformação privilegiada do lugar – um verdadeiro anfiteatro natural com acesso pela parte alta – sugeria uma implantação que respeitasse suas características naturais.
Por esta razão, partimos para a criação de uma plataforma que definisse a presença do Homem no território, em contraponto com o ambiente natural. Esta plataforma de concreto armado foi cortada e dobrada para se acomodar melhor ao terreno e criar regiões distintas de uso.
A asa leste, conectada à “doca” de estacionamento, é o acesso principal da casa. Na asa oeste, estão a piscina e a área de convívio externo. Entre as duas asas, protegidos sob o grande volume de concreto aparente, localizam-se o estar e cozinha, reunidos num ambiente único e integrados.
Neste volume superior está a área íntima da casa, com três quartos ao norte e o complexo do casal ao sul, separados por uma grande clarabóia de vidro que percorre o volume em toda a sua largura.
Fornecedores:
Esquadrias de alumínio: Montart
Vidros: Cristalseg
Serralheria: Irmãos Farias
Impermeabilização: Conrad Hacker
Granilite: Casa Francesa
Placas de concreto: Concrefit
Luminárias: Reka Iluminação
Premiações:
Projeto selecionado para a exposição “Panorama Emergente Iberoamericano” na IV Bienal Iberoamericana de Arquitectura – Lima, Peru 2004
Projeto selecionado para a exposição “Encore Moderne? Architecture contemporaine au Brésil” – Paris, França 2005